Eletromagnetismo no Ensino Médio

IFUSP
Ensino de Física feito por Professores de Física para Professores de Física

   

Avaliação a partir da atividade do Motor Elétrico

Shizue

 

1. O motor funciona sem o imã?

Não, é preciso que a bobina (condutor) esteja mergulhada no campo magnético de um imã.

2. O motor funciona sem corrente?

Não, se não há corrente no fio de cobre, verifica-se que o campo magnético não exerce nenhuma ação sobre essa bobina. Se o fio for ligado a uma pilha, de modo que uma corrente contínua seja nele estabelecida, imediatamente a bobina sofrerá um deslocamento para cima. Isso indica que sobre ele atuou uma força magnética (exercida pelo campo magnético) perpendicular ao fio e dirigida para cima.

3. O funcionamento do motor depende da posição do imã?

Sim, as posições dos pólos N-S do imã nos indicam o sentido do deslocamento da bobina que é o mesmo sentido das linhas de indução do campo magnético.

4. O que acontece com o sentido de rotação da bobina, quando se invertem os pólos do imã? Explique.

A bobina passa a girar em sentido contrário. Observa-se que o sentido da força na bobina é invertido, quando invertemos as posições dos pólos N e S do imã: inverte-se o sentido das linhas de indução do campo magnético. Assim, a bobina inverte o sentido de rotação.

5. O que acontece com o sentido de rotação da bobina, quando se invertem as ligações nos pólos da pilha? Explique.

A bobina passa a girar em sentido contrário. Se o sentido da corrente no fio for invertido observamos que a força magnética continuará a atuar perpendicularmente ao fio, mas em sentido contrário ao anterior, dirigida para baixo (use a regra da mão direita - ver experimento do eletroímã). Assim, a bobina inverte o sentido de rotação.

6. Por que a bobina gira, quando o circuito elétrico é fechado?

A corrente elétrica gera um campo magnético perpendicular ao plano da espira (o sentido do campo magnético depende do sentido da corrente) que interage com o campo magnético do ímã permanente.

A bobina sofrerá um deslocamento pra cima, porque sobre ela atuou uma força magnética (exercida pelo campo magnético perpendicular da bobina e dirigida para cima, se o N da bobina estiver voltado para o S do ímã). Isto produz uma movimentação contínua que faz a bobina girar.

7. Quantas "fontes" de magnetismo você observou? Quais?

Dois. Campo magnético do ímã e o campo magnético gerado pela corrente elétrica da bobina.

8. O que é um motor elétrico?

É um dispositivo que utiliza a interação de um campo magnético com a corrente elétrica, para produzir movimento de rotação. Com esse movimento de rotação realiza-se trabalho.

 

Ver experimento Motor Elétrico...

Ver condução da aula após o experimento...


 
página anterior

página inicial